terça-feira, 24 de abril de 2012

presença real de Cristo na Eucaristia e na Palavra - 1ª parte


Papa Paulo VI entronizando o livro dos Santos Evangelhos durante o Concílio Ecumênico Vaticano II        






Palavra e Eucaristia 
Embasamento Teológico para as implicações litúrgicas da relação entre Palavra proclamada e a celebração da Eucaristia

distinção entre "presença real" e "presença substancial" 
culto de adoração a Eucaristia; culto de veneração a Palavra 

 A Palavra de Deus é presença real de Jesus Cristo! Uma afirmação desta ordem pode surpreender. A adoração devida à Eucaristia não deve ser, ao pé da letra, incomparável? A devoção cristã não esteve sempre voltada, como que atraída, para o “Santíssimo Sacramento”? De fato, ninguém ousaria fazer uma tal afirmação se ela não tivesse sido um ensinamento explícito do Concílio Vaticano II:
            “A Igreja sempre venerou a Sagrada Escritura da mesma forma como o próprio Corpo do Senhor, ela que não cessa, sobretudo na Sagrada Liturgia, de receber o Pão da vida na mesa da Palavra e sobre a mesa do corpo do Cristo, para oferecê-lo aos fiéis” (DV 21).
A Palavra de Deus é, portanto, tão venerável quanto o Corpo Eucarístico de Jesus Cristo. Quem “comunga” da Palavra, como aquele que comunga da Eucaristia, comunga do mesmo Senhor. E a veneração que é devida à Palavra, como a que é devida à Eucaristia, é a mesma que é devida a Cristo Jesus.
De fato, o ensinamento do Vaticano II, que pode assustar – como dizíamos acima – , surpreendeu até mesmo alguns Padres conciliares. Muitas emendas foram propostas ao texto conciliar. Censuravam-no por “assemelhar muito” (nimis assimilare)  Palavra e Eucaristia. Temia-se que a veneração pela Palavra fosse fazer sombra à devoção para com a Eucaristia. Estas emendas foram todas rejeitadas. Com razão. Porque o Concílio não fazia outra coisa senão retornar o ensinamento constante da tradição e da teologia cristãs.
Neste horizonte é bom ampliar a reflexão com as palavras de Bento XVI na Verbum Domini 55, que por sua vez recorda as palavras da Introdução geral do Lecionário: “à palavra de Deus e ao mistério eucarístico a Igreja tributou, quis e estabeleceu que, sempre, e em todo lugar, se tributasse a mesma veneração embora não o mesmo culto”. Isso significa que a veneração é a mesma: Cristo presente; mas o culto é diverso, pois, enquanto na Eucaristia a presença de Cristo é substancial (a substância do pão deixa de existir para dar lugar à substancia de Cristo, mesmo permanecendo a sua forma de pão), na Palavra não. Consequência prática deste princípio teológico é a adoração que prestamos às espécies eucarísticas, presença real e substancial de Cristo; e a veneração ao livro e à palavra proclamada, que não são objetos de culto de adoração (como a Eucaristia) por não serem presença substancial, mesmo que real. Veneramos igualmente Palavra e Eucaristia por serem Cristo presente; com o diferencial culto de adoração à Eucaristia por se tornar a substância de sua presença.Esta reflexão será importantíssima para as conclusões litúrgicas que dela derivarão...   continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário