quarta-feira, 20 de junho de 2012

material para as celebrações litúrgicas do mês de conscientização do Dízimo



 

COMISSÃO DIOCESANA DO DÍZIMO
COMISSÃO DIOCESANA DE LITURGIA

Aos responsáveis pelas celebrações eucarísticas em nossas comunidades,
Graça e Paz!

Aproxima-se o mês de julho, na Diocese de Taubaté, mês voltado à conscientização sobre a importância do Dízimo na vida da Igreja. Neste ano, a Comissão Diocesana do Dízimo apresenta “o dízimo na urgência missionária” (DGAE) como tema, e lema: Gl 6,6 O discípulo participa da missão partilhando de seus bens”.
Para bem celebrarmos a presença de Cristo na Liturgia da Igreja, urge recordar os ensinamentos contidos no Diretório da Liturgia e da organização da Igreja no Brasil acerca dos “meses temáticos”. Eis o texto:
“A comunidade deve celebrar a sua vida na liturgia, mas deve celebrá-la à luz de Jesus Cristo, ressuscitado, vivo, presente e atuante na comunidade, e não à luz de um tema, de uma idéia. Deve celebrar a sua vida, sim, com os problemas que lhe tocam mais de perto; mas à luz da Palavra viva como único tema. E quando não se penetra profundamente na Palavra de Deus, na docilidade do Espírito, pode-se cair na moralização. Assim, o Domingo celebra realmente a vida da comunidade, nos seus diversos coloridos, mergulhados na única vida do Ressuscitado que lhe dá vida.
Para dar aos meses e dias temáticos o seu justo lugar, é importante que a equipe da pastoral litúrgica prepare bem a celebração, não reproduzindo apenas folhetos e subsídios oferecidos. Na missa, os “temas” podem ser lembrados no início, na homilia e nas preces dos fiéis”.
Diante do exposto, a Comissão Diocesana do Dízimo em parceria com a Comissão Diocesana de Liturgia apresenta algumas sugestões para as celebrações de todos os domingos do mês de julho de 2012 – como já vem acontecendo nos últimos anos. Primou-se em dar a primazia à Palavra de Deus e a luz que Ela pode projetar sobre o dízimo enquanto participação na atividade missionária da Igreja.
Para cada domingo apresentamos uma monição inicial e as orações dos fiéis. Para o terceiro Domingo do mês apresentamos ainda uma proposta de oração a ser usada no momento penitencial. Tal proposta poderá ser usada em qualquer outro domingo em que a comunidade local tenha por costume rezar de forma mais explícita por seus dizimistas.  
Esperamos assim contribuir com nossas celebrações eucarísticas dominicais e, por meio delas, conscientizar nossas comunidades paroquiais acerca da importância do Dízimo em todas as dimensões eclesiais, mormente acerca da realidade missionária. 


Pe. Sílvio José Dias    
pela Comissão Diocesana do Dízimo                                                             

Pe. Roger Matheus dos Santos
pela Comissão Diocesana de Liturgia 



Solenidade de São Pedro e São Paulo
30 de junho e 01º de julho de 2012
Monição inicial
Caríssimos irmãos e irmãs, celebramos hoje a glória de Cristo Ressuscitado que resplandece na vida e na ação evangelizadora de São Pedro e São Paulo: apóstolos do Senhor, colunas da Igreja, amigos e testemunhas de Jesus. Seus ensinamentos inspiram o ser e a ação das comunidades cristãs de todos os tempos.
Nesta solenidade trazemos presente a vida do Papa Bento XVI, sucessor de Pedro, cuja missão é evangelizar e manter a unidade da Igreja em torno de Cristo.

Em comunhão com toda a Diocese de Taubaté, iniciamos hoje o mês dedicado a conscientização do Dízimo. Procurando corresponder ao projeto de evangelização da Igreja, queremos rezar e refletir sobre a Dimensão Missionária do Dízimo. “A Igreja nasce da Missão e existe para a Missão”, e a consciência missionária interpela o discípulo a participar da missão, sustentando-a pela partilha de seus bens com alegria e generosidade.
Animados pelo testemunho de Pedro e Paulo, iniciemos nossa ação de graças.

Oração dos Fiéis

Pres: Irmãos e irmãs, oremos para que a Igreja viva a sua missão apostólica com a mesma intensidade e fidelidade com que a viveram as primeiras testemunhas de Cristo.

R: Pela intercessão de São Pedro e São Paulo, atendei-nos Senhor!
1-      “A Igreja nasce da missão e existe para a missão”.  Pedimos, Senhor, olhai para vossa Igreja fundada na fé dos apóstolos. Fortalecei-a na ação evangelizadora.
Que enviada ao encontro do próximo, possa compartilhar o dom do encontro com Cristo, Caminho, Verdade e Vida, rezemos. 

2-       “A missão do Papa é zelar para que a Igreja permaneça na unidade, fiel a Jesus Cristo e ao seu Projeto”.  Pedimos, ó Pai de bondade: revigorai o ardor missionário do Santo Padre o papa Bento, como sinal de unidade e pastor da comunhão universal da Igreja, rezemos.

3-      “Todo batizado é missionário”. Senhor da gratuidade, ajudai-nos a exercer a dimensão missionária de nossa vocação cristã com a oferta consciente e generosa do nosso dízimo, rezemos.

4-      É como Igreja, em comunhão com todos os batizados, que o cristão realiza sua vocação.  Deus de amor, renovai nossa vocação de batizados, firmando-nos em nossa fé, na partilha dos dons e da vida, como discípulos missionários, rezemos.
                     
14º Domingo do Tempo Comum
“Que sabedoria é esta que lhe foi dada”
07 e 08 de julho de 2012

Monição inicial
Amados irmãos e irmãs, sejam bem-vindos à celebração da Páscoa semanal do Senhor Ressuscitado e da vida da nossa comunidade que se reúne para ouvir a sua Palavra e repartir o Pão consagrado. Hoje o Senhor nos convida a assumirmos nossa missão de profetas, mesmo diante das possíveis rejeições que sofreremos pela fidelidade ao chamado que Ele nos faz.

Nesta Eucaristia queremos reabastecer nossos corações com a graça e a sabedoria de Deus para seguirmos em missão.  “A própria comunidade cristã deve ser o anúncio da Boa Nova, pois o mensageiro é também a Mensagem”.
Com a nossa participação consciente no Dízimo torna-se possível o anúncio do Evangelho aonde os mensageiros são enviados a se fazer presentes como Jesus, cheio de graça e de verdade.
Movidos pela fé, iniciemos nossa celebração.


Oração dos Fiéis                                                                                                                       
Pres: Caríssimos irmãos e irmãs, com humildade, peçamos ao Pai que venha ao encontro da fé de tantos cristãos, discípulos e missionários do mundo de hoje.
R:  Aumentai em nós, Senhor, o desejo pela missão!

1-      Pela santa Igreja, chamada a ser coluna e sustentáculo da verdade. Animai-a, Pai de amor, em sua missão de pregar a verdade da salvação em meio a tantas adversidades e rejeição. Oremos com fé.

2-      Pelas comunidades paroquiais de nossa Diocese de Taubaté. Fortalecei, Deus da confiança, a nossa paróquia e suas comunidades, para que tenham sempre coragem profética, a fim de enfrentar as resistências e as críticas que dificultam o anúncio do Evangelho. Oremos com confiança.

3-      Por todos os missionários, especialmente os que não são bem acolhidos nas terras de missão. Dai, Senhor, a recompensa a todos que doam sua vida pela causa do vosso Reino Oremos com esperança.

4-       Abençoai, Senhor, todos os dizimistas da vossa Igreja, porque, com sua oferta responsável,  ajudam a manter nossa comunidade local e as obras missionárias da Igreja. Oremos com gratidão.


15º Domingo do Tempo Comum
“Jesus envia os Apóstolos”
14 e 15 de julho de 2012

Monição inicial

Irmãos e irmãs em Cristo, paz e bem a todos vocês que vieram participar deste encontro fraterno e celebrar o grande mistério de nossa fé. Queremos abrir nossos corações para a missão, a exemplo de Jesus Cristo, O missionário do Pai.
A grandeza da missão a ser realizada exigiu de Jesus contar com a ajuda de amigos. Ele chama os doze apóstolos e os envia ao povo necessitado de saúde, paz e vida. Hoje, Ele nos confia a continuidade dessa missão.
 “A Igreja existe para os outros e precisa ir a todos”.  Retomando a nossa reflexão sobre o Dízimo, conscientes que somos cristãos para a missão e para o compromisso, busquemos a força na Eucaristia, pois somos enviados aos irmãos como testemunhas do que aqui celebramos. Orando e partilhando daquilo que temos, como dizimistas, participamos do profetismo da “Igreja em estado permanente de missão”.

Cantemos, dando inicia a nossa celebração.

Ato Penitencial Sugestão para o 3º domingo, ou “domingo do dízimo” conforme escolha da comunidade.
 (se puderem, de joelhos)
PRES: Deus de infinita Misericórdia, colocamos em sua presença o nosso coração e todo o nosso ser. Queremos ser melhores. Venha em nosso auxílio e socorrei-nos em nossas misérias e limitações:
- Pelas vezes em que não fomos fiéis à Palavra e à nossa missão, ignorando o chamado de profetizar os valores do Reino, e  não Vos honramos com os nossos bens, Senhor tende piedade de nós.
- Pelas vezes em que deixamos o egoísmo, a vaidade e o comportamento consumista sobreporem-se à busca pela santidade, levando-nos à falta de comprometimento com os irmãos, Cristo tende piedade de nós.
- Pelas vezes em que rejeitamos, em nosso meio, a prática do bem, do amor e da caridade, tornando-nos indiferentes ao compromisso de nosso dízimo, Senhor tende piedade de nós.


Oração do Fiéis
Pres: Irmãos e irmãs, supliquemos ao Senhor que envie seu Espírito sobre nossa Igreja e sobre todo o mundo.
R: Senhor, na força do Espírito Santo, capacitai-nos para a missão!

1.      Deus da unidade, pedimos pela Santa Igreja. Que ela tenha coragem de ir ao encontro de todos os que se afastaram do vosso amor e testemunhe fielmente a presença viva de Cristo. Suplicamos:

2.      Senhor, fonte de toda graça, revigorai o Santo Padre o Papa Bento, o nosso Bispo Carmo João e todo o clero. Concedei-lhes, pela ação do Espírito Santo, a graça da santidade e o desprendimento para o anúncio corajoso da Boa Nova de Jesus. Suplicamos.

3.      Deus de ternura, ajudai-nos a sermos fiéis na partilha, sobretudo, com o nosso dízimo, fruto do vosso amor em nós e nossa resposta de fé. Suplicamos.

4.      Deus de misericórdia, ensinai-nos a sermos mensagem viva e dinâmica do vosso amor em permanente estado de missão nos diversos ambientes de nossa sociedade. Suplicamos.



16º Domingo do Tempo Comum
“Eram como ovelhas sem pastor”
21 e 22 de julho de 2012

Monição inicial

Caríssimos amigos e irmãos, sejam bem-vindos ao encontro na casa do Pai. Reunidos como filhos e filhas muito amados de Deus, celebremos o mistério pascal de Cristo.
Nesta Eucaristia, contemplamos Jesus, o Belo Pastor, que se revela íntimo e próximo dos discípulos, e se compadece, transmitindo ternura à multidão faminta, pois eram como ovelhas sedentas por um pastor que as conduzisse pelos caminhos da vida.

Rezemos por todos os dizimistas de nossa Diocese, que pela sua doação e partilha, tornam possível o projeto de evangelização. O Dízimo tem por objetivo suscitar em cada batizado a consciência missionária, a qual  interpela o discípulo a sair ao encontro de todas as pessoas, nos diversos âmbitos da sociedade, para lhes comunicar o dom do encontro com Cristo.
Que a nossa participação nesta Eucaristia nos ajude a ser a presença amorosa do Bom Pastor na comunidade e nos impulsione a retribuir com alegria tudo que dele recebemos. Iniciemos nosso encontro com o Senhor!


Oração dos Fiéis

Pres:  Irmãos e irmãs, para que a Igreja e os povos da terra escutem e sigam o verdadeiro pastor, que quer salvar todos os homens, oremos  com fé:

1- Suplicamos pela Igreja santa, para que glorifique a presença de Deus em meio à humanidade e anuncie em toda parte o Evangelho com desprendimento e acolhida dos mais necessitados.  Em silêncio e em paz, oremos irmãos.

Faz-se alguns instantes de silêncio, em seguida o coral canta:
Todos: Cristo, ouvi-nos, Cristo, atendei-nos.


2- Conduzi, Senhor Jesus, a nossa paróquia, para que viva em união com os nossos pastores locais: nosso Bispo Dom Carmo, nosso pároco e todo o clero. Em silêncio e em paz, oremos irmãos.

Faz-se alguns instantes de silêncio, em seguida o coral canta:
Todos: Cristo, ouvi-nos, Cristo, atendei-nos.


3- Divino Mestre Jesus, tende compaixão das multidões que ainda não fizeram a experiência do vosso amor misericordioso, para que cheguem ao conhecimento da verdade. Em silêncio e em paz, oremos irmãos.

Faz-se alguns instantes de silêncio, em seguida o coral canta:
Todos: Cristo, ouvi-nos, Cristo, atendei-nos.


4- Senhor Ressuscitado, que o nosso compromisso com a ação evangelizadora da Igreja transforme nosso coração, para que possamos viver com maior intensidade os gestos de partilha e solidariedade. Em silêncio e em paz, oremos irmãos.

Faz-se alguns instantes de silêncio, em seguida o coral canta:
Todos: Cristo, ouvi-nos, Cristo, atendei-nos.


17º Domingo do Tempo Comum
“Jesus nos alimenta e nos ensina a partilhar”
28-29 de julho de 2012

Monição inicial

Amados irmãos e irmãs, é muito bom nos reunirmos diante do altar do Senhor e celebrar a nossa páscoa semanal, fazendo memória da presença de Cristo ressuscitado e vivo no meio de nós.
Somos agradecidos por esse encontro com o Senhor, o Pão da vida, que sacia a nossa fome e sede de Deus, e suscita em nossos corações o desejo de viver no amor e na generosidade.

Encerrando o mês de conscientização do dízimo em nossa Diocese de Taubaté, rendemos louvores e gratidão ao nosso Deus pela pastoral do dízimo e por todos os dizimistas. Partilhando de nossos dons e de nossos bens com a comunidade cristã, damos continuidade a ação evangelizadora da Igreja, que exige o testemunho de amor, partilha e solidariedade para que o mundo creia.
Que nosso Dízimo seja expressão do nosso comprometimento com a Palavra de Deus, e possa motivar mais pessoas a fazerem essa experiência de fé.
Unidos a todos os que partilham com alegria, iniciemos nossa ação de graças.



Oração dos Fiéis

Pres: Irmãos e irmãs, oremos com fé a Deus Pai por intermédio de Jesus Cristo nosso Salvador, pelas necessidades de todos os homens:

R: Abençoai, Senhor, o vosso povo!

1- Senhor, iluminai a vossa Igreja, para que seja sempre sinal da vossa generosidade, dando a todos o Pão da Palavra, da Eucaristia e aquele do serviço da caridade. Rezemos.

2- Senhor, fortalecei todos aqueles que estão a serviço na Pastoral do Dízimo, todas as pessoas que lutam pelos que tem fome de pão e de esperança e pelos que repartem os seus bens com os mais pobres. Rezemos.

3- Senhor, abençoai a nossa caminhada de fé e pastoral. Que sejamos discípulos missionários construtores da unidade da fé, alimentando a esperança e a busca da justiça e da igualdade. Rezemos.

4- Senhor, que nossa participação na Eucaristia nos ajude a viver plenamente no amor, inspirando-nos a praticar a generosidade e a assumir o compromisso cristão de evangelizar com renovado ardor missionário. Rezemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário