segunda-feira, 1 de junho de 2015

Mês do Dízimo 2015 - Julho




COMISSÃO DIOCESANA DO DÍZIMO
COMISSÃO DIOCESANA DE LITURGIA

Aos responsáveis pelas celebrações eucarísticas em nossas comunidades,                                    Graça e Paz!
Aproxima-se o mês de julho, na Diocese de Taubaté, mês voltado à conscientização sobre a importância do Dízimo na vida da Igreja. Neste ano, a Comissão Diocesana do Dízimo apresenta como tema: Investindo em discípulos missionários” e lema: “chamou-os e começou a enviá-los” (cf. Mc 6,7).
Para bem celebrarmos a presença de Cristo na Liturgia da Igreja, urge recordar os ensinamentos contidos no Diretório da Liturgia e da organização da Igreja no Brasil acerca dos “meses temáticos”. Eis o texto:
“A comunidade deve celebrar a sua vida na liturgia, mas deve celebrá-la à luz de Jesus Cristo, ressuscitado, vivo, presente e atuante na comunidade, e não à luz de um tema, de uma idéia. Deve celebrar a sua vida, sim, com os problemas que lhe tocam mais de perto; mas à luz da Palavra viva como único tema. E quando não se penetra profundamente na Palavra de Deus, na docilidade do Espírito, pode-se cair na moralização. Assim, o Domingo celebra realmente a vida da comunidade, nos seus diversos coloridos, mergulhados na única vida do Ressuscitado que lhe dá vida”.
 E continua o Diretório da Liturgia no Brasil: “Para dar aos meses e dias temáticos o seu justo lugar, é importante que a equipe da pastoral litúrgica prepare bem a celebração, não reproduzindo apenas folhetos e subsídios oferecidos. Na missa, os “temas” podem ser lembrados no início, na homilia e nas preces dos fiéis”.
Diante do exposto, a Comissão Diocesana do Dízimo em parceria com a Comissão Diocesana de Liturgia apresenta algumas sugestões para as celebrações de todos os Domingos do mês de julho de 2015 – como já vem acontecendo nos últimos anos. Para cada Domingo apresentamos uma monição inicial e as orações dos fiéis. Para o terceiro Domingo do mês apresentamos ainda uma proposta de oração a ser usada no momento penitencial. Neste ano daremos continuidade à experiência muito bem aceita nos anos anteriores: A Oração da Comunidade para cada Domingo é apresentada em dois modelos: o primeiro deles voltado para a missa com adultos, e o segundo modelo voltado para a missa com crianças.
Esperamos assim contribuir com nossas celebrações eucarísticas dominicais e, por meio delas, conscientizar nossas comunidades acerca da dimensão formativa dos agentes leigos na ação evangelizadora e pastoral da Igreja, bem como a dimensão missionária do dízimo, que precisa financiar a formação de nossos cristãos comprometidos com a missão da Igreja.

Mês do Dízimo 2015
Aos Padres e Diáconos, responsáveis pelas Homilias Dominicais


Apresentamos aos senhores padres e diáconos alguns apontamentos à título de proposta para a meditação do Evangelho Dominical, enfatizando a dimensão da co-responsabilidade de todos os fiéis no sustento da formação dos leigos e leigas, durante o Mês de Julho deste ano.

Tema: Investindo em discípulos missionários

Lema: “chamou-os e começou a enviá-los” (cf. Mc 6,7).

Objetivo: esclarecer que o dízimo, dinamizando uma de suas dimensões, a missão, precisa ser destinado ao financiamento da formação dos agentes leigos na ação evangelizadora e pastoral.

 Diretriz norteadora: “os leigos precisam ser apoiados financeiramente em suas comunidades, seja para a realização de cursos e encontros, seja para manter a unidade da diocese, seja para aprofundar o conhecimento de seu serviço e pastoral” (cf. Doc 100, n. 291).

Proposta de temas para a liturgia dominical

14º Domingo do Tempo Comum (5/7):
Evangelho: Mc 6,1-6 – “Um profeta só não é estimado em sua pátria”
- questão da entidade cristã, fidelidade na fé apesar da rejeição;
- sentimento de pertença eclesial;
- aceitação da liderança leiga, seja por parte do clero, seja por parte dos próprios leigos.

15º Domingo do Tempo Comum (12/7):
Evangelho: Mc 6,7-13 – “começou a enviá-los”
- A missão nasce do encontro pessoal com Jesus.
- Oração e vida comunitária leva para a missão. Da vivência comunitária nasce a “Igreja em saída”.

16º domingo do Tempo Comum (19/7)
Evangelho: Mc 6,30-34 – “eram como ovelhas sem pastor”
- Ser discípulo de Jesus Cristo é pertença a uma comunidade de fé.
- O ser cristão se realiza mediante a compaixão e na fraternidade.

17º Domingo do Tempo Comum (26/7)
Evangelho Jo 6,1-15 (multiplicação dos pães) “Distribuiu-os aos que estavam sentados tanto quanto queriam”
- A comunidade cristã é missionária quando age em favor da dignidade humana.
- Igreja a serviço da promoção humana.


XIV DOMINGO DO TEMPO COMUM
04-05 de julho de 2015

 “Um profeta só não é estimado em sua pátria” (Mc 6,1-6)
Pelo Batismo, todos nós somos Igreja. Devemos assumir nossa missão eclesial,
mesmo quando somos rejeitados. 
“Quem perseverar até o fim será salvo”. 

Observação: no último dia 01 de julho Dom Wilson, nosso Bispo Diocesano, completa 4 anos de Ordenação Episcopal. Rezemos por ele.

Monição Inicial:
Bem-vindos irmãos e irmãs em Cristo! Ao redor do altar do Senhor nos reunimos neste Domingo, o primeiro do mês de julho. Em nossa Diocese de Taubaté este mês é destinado a maior conscientização sobre a importância do Dízimo. Neste ano de 2015 refletiremos sobre o tema “Investindo em discípulos missionários” e com o Lema: “chamou-os e começou a enviá-los” (cf. Mc 6,7). O objetivo desta temática será esclarecer que o dízimo, dinamizando uma de suas dimensões, a missão, precisa ser destinado ao financiamento da formação dos agentes leigos na ação evangelizadora e pastoral. Animados pelo Espírito do Senhor que nos reúne em comunidade e nos faz co-responsáveis por seu sustento e crescimento, iniciemos nossa celebração. 
Oração da Comunidade (versão, Missa com adultos).
1.       Pai Santo, rezamos pelo Santo Padre o Papa Francisco, nosso Bispo Diocesano Dom Wilson e pelos padres e diáconos que servem nossa Comunidade. Que eles nunca se cansem em incentivar os leigos e leigas de nossa Igreja no amor a Jesus Cristo e no serviço generoso à sua Igreja, oremos irmãos. 
Resposta: “Dai-nos coragem de sermos profetas do vosso amor”.
2.       Pai de bondade, rezamos por nós, leigos e leigas de vossa Igreja. Que a vossa alegria seja sempre a nossa força no fiel cumprimento de nossa missão de sermos a presença da Igreja no meio do mundo e a presença do mundo no meio da Igreja, oremos irmãos.
Resposta: “Dai-nos coragem de sermos profetas do vosso amor”.
3.       Pai, fonte de toda generosidade, rezamos pelos dizimistas de nossa comunidade e de toda a nossa Diocese. Que eles percebam o grande bem que a partilha dos dons e da vida pode gerar no seio de nossa comunidade, oremos irmãos.
Resposta: “Dai-nos coragem de sermos profetas do vosso amor”.
4.       Pai, amigo do ser humano, rezamos por todos os missionários da Igreja. Que eles sintam nossa proximidade espiritual em suas tribulações e seus exemplos nos contagiem em nossa missão de sermos profetas do vosso amor onde quer que estejamos, oremos irmãos.
Resposta: “Dai-nos coragem de sermos profetas do vosso amor”.
5.       Pai, consolador dos aflitos, rezamos por todos os nossos irmãos e irmãs desempregados. Daí-lhes o dom da santa esperança para que sintam nossa proximidade espiritual neste momento de fervorosa oração e não desanimem na luta por uma vida digna,  oremos irmãos.
Resposta: “Dai-nos coragem de sermos profetas do vosso amor”.
Intenções próprias da comunidade...

Oração da Comunidade (versão, Missa com crianças).

1 - Deus de amor, rezamos por todos os pastores de nossa Igreja. Ajudai-os na missão:
Resposta: “Senhor, que vosso amor nos ensine a amar”.
2 - Deus de amor, rezamos por nossos pais, irmãos, amigos e familiares. Acompanhai-os em suas necessidades:
Resposta: “Senhor, que vosso amor nos ensine a amar”.
3 - Deus de amor, rezamos pelos dizimistas de nossa comunidade. Recompensai-os com vosso amor.
Resposta: “Senhor, que vosso amor nos ensine a amar”.
4 - Deus de Amor, rezamos por nossos catequistas. Que eles nos ensinem a sermos profetas.
Resposta: “Senhor, que vosso amor nos ensine a amar”.
5 - Deus de amor, rezamos pelas crianças do mundo inteiro. Que nunca lhes faltem o amor e o carinho.
Resposta: “Senhor, que vosso amor nos ensine a amar”.
Intenções próprias da comunidade...

XV DOMINGO DO TEMPO COMUM
11 e 12 de julho de 2015
Jesus começou a enviá-los (Mc 6,7-13).
O Senhor chamou-me, quando eu tangia o rebanho, e o Senhor me disse:
'Vai profetizar para Israel, meu povo
 Monição Inicial:
Irmãos e irmãs, bem vindos à Casa do Senhor. Neste XV Domingo do Tempo Comum Jesus nos envia em missão, assim como outrora enviou os Apóstolos. Neste mês de conscientização sobre a importância do Dízimo, rezamos por todos os dizimistas que sustentam tanto a missão de nossos irmãos que partem para terras distantes quanto a capacitação dos leigos e clérigos para o exercício da missão da Igreja em nossa própria comunidade paroquial, lembrando-nos que toda paróquia deve ser missionária em seu próprio território. Agradecidos ao Senhor que confia em nossas frágeis forças e nos capacita para o anúncio do Evangelho, iniciemos nossa celebração. 


Oração da Comunidade (versão, Missa com adultos).
1. Por nosso papa Francisco, nosso bispo Dom Wilson e por nosso pároco (N...), para que celebrem os mistérios de Jesus Cristo com alegria e fervor sempre renovados, oremos ao Senhor:
Resposta: Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei.
2. Pelos Apóstolos que Jesus continua a enviar, para que, desapegados de todo conforto terreno anunciem livremente o arrependimento e a paz aos corações humanos, oremos ao Senhor.
Resposta: Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei.
3. Pelos que passam todo tipo de necessidade e pelos doentes, pelos rejeitados e por todos os que sofrem, para que encontrem alívio junto a Deus e seus missionários, oremos ao Senhor.
Resposta: Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei.
4. Por todos aqueles que Deus chamou, escolheu e marcou com o dom do Espírito, para que sejam santos e irrepreensíveis em sua presença, oremos ao Senhor.
Resposta: Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei.
5. Pelos dizimistas benfeitores de nossa comunidade paroquial que generosamente procuram sustentá-la em sua missão de evangelizar, para que sejam abençoados por Deus em suas vidas e em suas famílias, oremos ao Senhor:
Resposta: Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei.
  1. Intenções próprias da comunidade...

Oração da Comunidade (versão, Missa com crianças).
1. Pelo papa Francisco, por nosso bispo Dom Carmo e por nosso pároco (N...). para que eles sejam para nós sinais vivos da partilha que o Senhor nos ensina, rezemos:
Resposta: Senhor, ensinai-nos a partilhar com os irmãos.
2. Por todos os que nos ajudam, para que sejam recompensados por sua doação e abençoados em suas vidas, rezemos:
Resposta: Senhor, ensinai-nos a partilhar com os irmãos.
3. Por todos os enfermos, em especial pelas crianças doentes, para que se alegrem e encontrem sua saúde em Jesus, rezemos:
Resposta: Senhor, ensinai-nos a partilhar com os irmãos.
4. Por todas as crianças do mundo, para que aprendam desde já o significado da verdadeira partilha dos bens e sejam missionárias na família, na escola e na Igreja, rezemos:
Resposta: Senhor, ensinai-nos a partilhar com os irmãos.


XVI DOMINGO DO TEMPO COMUM
18-19 de julho de 2015
O Senhor sentiu compaixão de seu povo, porque eram como ovelhas sem Pastor (Mc 6,30-34)
Ser Discípulo de Jesus é pertencer a uma comunidade de fé, viver a fraternidade e não ter medo da compaixão...
Monição Inicial:
Queridos irmãos e irmãs, bem-vindos a Casa de Deus. Neste Domingo a Palavra de Deus nos exorta à compaixão: Assim como Jesus sente compaixão de nós nos momentos de cansaço, de dor e sofrimento, Ele também nos convida a sermos compassivos com os irmãos que caminham desorientados, encaminhando-os a Ele, nosso Divino e Bom Pastor. O dízimo é uma das inúmeras formas que temos em ajudar a Igreja nesta sua nobre missão. Com fé, iniciemos nossa celebração.

Ato Penitencial:
Presidente da celebração: Irmãos e irmãs, celebrando a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, queremos também, permitir que o Senhor Jesus vença o nosso egoísmo e nossa omissão diante das necessidades de nossos irmãos e irmãs. Em silêncio, examinemos nossa consciência e supliquemos o perdão de Deus se ainda não aprendemos a partilhar a nossa vida, nossos dons e nossos bens.
(a oração a seguir poderá ser projetada pelos meios visuais da comunidade – data show ou retro projetor – e rezada por toda a comunidade. Na falta destes meios visuais, poderá ser rezada apenas por algum ministro – padre, diácono ou comentarista).

ORAÇÃO:
Perdoai-nos Pai pelo egoísmo, perdoai-nos Pai pela ambição.
Perdoai-nos se não socorremos aqueles que precisaram de nós.                                                 
Perdoai-nos se não Vos ouvimos como deveríamos, deixando de transformar nossa oração em ação.
Perdoai-nos Pai e ensinai-nos que é só no vosso amor que tudo pode florescer,
e que todos os vossos mandamentos nos ensinam a viver.
(Logo após a oração e a absolvição (“Deus todo poderoso tenha compaixão de nós...”), aquele que preside reza em forma de ladainha o “Senhor tende piedade de nós” ou o ministério de música entoa cantando a mesma aclamação a Cristo. Segue o “Hino de louvor” como de costume.).

Oração da Comunidade (versão, Missa com adultos).

Introdução feita pelo presidente da Celebração: Oremos irmãos e irmãs a Deus Pai de bondade para que a Igreja e todos os povos da Terra escutem e sigam o verdadeiro Pastor que quer salvar todos os homens, dizendo (ou, cantando), com fé:
Resposta: Senhor, nossa justiça, escutai-nos.
1 – Para que a Igreja santa, nossa Mãe, glorifique o nome de Jesus, o seu Pastor, e anuncie em toda parte o seu Evangelho, oremos ao Senhor.
Resposta: Senhor, nossa justiça, escutai-nos.
2 – Para que Igreja conduza seus filhos e filhas a uma sincera conversão do coração, tornando-nos misericordiosos e compassivos, oremos irmãos.
Resposta: Senhor, nossa justiça, escutai-nos.
3 – Para que Deus purifique o mundo dos seus erros, cure as doenças, afaste a fome, acabe com a injustiça presente nas atitudes humanas e nos convença que a partilha é o melhor caminho para se alcançar a paz, oremos irmãos.
Resposta: Senhor, nossa justiça, escutai-nos.
4 – Para que nossa comunidade paroquial viva em união com os pastores que o Senhor nos concedeu: nosso Bispo Diocesano Dom Wilson e nosso Pároco (N., com seus vigários paroquiais), por eles rezando e com eles trabalhando pela salvação de todos, oremos irmãos.
Resposta: Senhor, nossa justiça, escutai-nos.
5 – Para que nossos dizimistas nunca desanimem de partilhar seus dons, seus bens e suas vidas como meios da compaixão de Jesus chegar aos mais necessitados, oremos irmãos.
Resposta: Senhor, nossa justiça, escutai-nos.
Intenções próprias da comunidade...

Oração da Comunidade (versão, Missa com crianças).

1 - Bom Pai, olhai com amor para o papa Francisco, por nosso bispo Dom Wilson e por nosso pároco, padre (N...), e fazei que eles sejam bons pastores, rezemos:
Resposta: “dai-nos um bom coração, Senhor”
2 – Pai Santo, obrigado porque nos falais por meio de Vossa Palavra. Que possamos ser fiéis ouvintes, para sermos melhores cristãos no mundo, em nossas escolas e em nossas famílias rezemos:
Resposta: “dai-nos um bom coração, Senhor”
3 - Senhor, vós que conheceis o nosso coração, fazei de nossa vida uma prova de amor por todos os mais necessitados, rezemos:
Resposta: “dai-nos um bom coração, Senhor”
4 - Senhor, obrigado pelos talentos que nos destes gratuitamente. Que neste mês de Julho, mês do Dízimo, possamos oferecer de graça os bens que temos, para ajudar os nossos irmãos e irmãs, rezemos:
Resposta: “dai-nos um bom coração, Senhor”
Intenções próprias da comunidade...


XVII DOMINGO DO TEMPO COMUM
25-26 de julho de 2015
Jesus distribuiu os pães aos que estavam sentados tanto quanto queriam (Jo 6,1-15)
A Igreja é verdadeiramente missionária quando age em favor do Anúncio do Evangelho que promove a dignidade humana

Observações:
Além do encerramento do mês do Dízimo, 2 eventos marcam esta última semana do mês de julho em nossa Diocese, sendo conveniente expô-las no momento mais apropriado durante a celebração eucarística:
26 de julho – dia de Santa Ana, avó de Jesus: dia dos avós;
30 de julho – 18 anos de falecimento do Servo de Deus Dom José Antonio do Couto. (explicar sobre a Causa de Beatificação de Dom Couto, a importância de tê-lo como exemplo de santidade para nossa Diocese e despertar em nosso povo devoção à sua figura tornando-a mais conhecida).

Monição Inicial:
Bem vindos irmãos e irmãs à Casa do Senhor. Neste último Domingo do mês de julho, a Palavra de Deus nos apresenta o milagre da partilha. Quando Deus partilha com os homens os seus dons, tornamo-nos co-responsáveis com os irmãos e recebemos a missão de também partilhar o que temos. Nosso Dízimo é uma dentre tantas expressões de comprometimento com o Reino de Deus: partilhando nossos bens, nos comprometemos com a edificação da Igreja de Cristo, presença do Reino entre os homens e mulheres. Com alegria, iniciemos nossa celebração.

Oração da Comunidade
1 – Pela Igreja santa e pela sua unidade, pela nossa Igreja particular de Taubaté e por sua santificação, e por todos os seus ministros ordenados e leigos, oremos ao Senhor:
Resposta: Saciai os vossos filhos, ó Senhor”.
2 – Pelos que tem fome de pão e de esperança, pelos que sofrem o mal do desemprego, pelos que repartem os seus bens com os mais pobres e pelos que estendem as mãos aos que caíram, oremos ao Senhor:
Resposta: Saciai os vossos filhos, ó Senhor”.
3 – Por nossos avós e por todos os idosos, pelos que necessitam de maiores cuidados e por seus cuidadores e pelos que se encontram abandonados por seus familiares, oremos ao Senhor:
Resposta: Saciai os vossos filhos, ó Senhor”.
4 – Por nós que aqui celebramos a Eucaristia e pelos ausentes, pelos dizimistas e por todos os que partilham suas vidas e seus bens, oremos ao Senhor:
Resposta: Saciai os vossos filhos, ó Senhor”.
5 – Pela causa de canonização do servo de Deus Dom José Antonio do Couto, quarto bispo diocesano de Taubaté, e por todos os que estão envolvidos neste processo, oremos ao Senhor:
Resposta: Saciai os vossos filhos, ó Senhor”.


Antes da Benção Final da Missa pode-se rezar a...
Oração pela Beatificação do Servo de Deus Dom José Antônio do Couto

Senhor nosso Deus e Pai, nós Vos louvamos pelo que sois e Vos agradecemos pelo que realizais na vida de vossos filhos e filhas. Quereis nossa realização pela busca da santidade. Para alcançá-la, apesar de nossa fraqueza, continuamos a lutar, contando com Vossa Graça. Por isso, desejamos ouvir com fé Vossa Palavra e viver com amor os mandamentos, para assim, crescermos no discipulado de Jesus Cristo.
Vosso filho, dehoniano, Dom José Antônio do Couto, o conseguiu de modo admirável e exemplar. Assim sendo, nós Vos pedimos, ó Pai amado: Que se for do Vosso agrado e para a Vossa glória, possa ele um dia não distante, alcançar a honra dos altares. Isso, Vos suplicamos, ó Pai, através do coração de Vosso Amado Filho – Jesus Cristo – que ele tanto amou e serviu, para quem, fielmente, viveu e exemplarmente morreu. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário