sexta-feira, 29 de maio de 2015

Significado da Cátedra e do Báculo do Bispo



Estamos vivendo dias intensos em nossa realidade eclesial taubateana. A chegada de um novo Bispo em uma Diocese confirma-a na Tradição da Igreja expressa pelas palavras do Apóstolo Paulo: “Paulo plantou, Apolo é quem regou, mas é Cristo quem faz crescer” (1Cor 3,6). A história de nossa Igreja de Taubaté dá novos passos, agradecida pelo ministério episcopal exercido por Dom Carmo, acolhendo agora com alegria um novo sucessor dos Apóstolos, Dom Wilson Angotti.
A chegada de um novo Bispo em uma Diocese é intitulada, canonicamente, “Tomada de Posse de seu Ofício”. Isto não significa que Dom Wilson será “dono” da Diocese de Taubaté; a Diocese não passará a ser “sua posse”. Na verdade Dom Wilson toma posse de seu “ofício”, ou seja, da sua função de Bispo: Sucessor dos Apóstolos e servidor da Igreja de Taubaté na promoção da comunhão eclesial. Será ele o sinal da unidade de nossa Diocese em torno de Jesus Ressuscitado, na força do Espírito, à caminho do Reino definitivo.
Contudo, para evitar a compreensão errônea exposta no início deste artigo, Dom Wilson preferiu chamar este evento de “Início de seu Ministério Pastoral como 7º Bispo da Diocese de Taubaté”, enfatizando o pastoreio que ele irá exercer em nosso favor e em nome de Cristo. O início de seu ministério episcopal entre nós foi marcado para se realizar na Igreja Catedral, e isto tem um motivo muito especial: lá se encontra a Cátedra do Bispo.
Segundo José Aldazábal, grande liturgista, a palavra Cátedra tem sua origem no grego: kathedra, composta, por sua vez, da junção de duas palavras: kata (no alto) e hedra (assento). Da mesma raiz é a palavra cadeira. Chama-se cátedra a um assento solene.
São variados os derivados da palavra cátedra: catedrático é o titular de uma cátedra na universidade. A “cátedra de São Pedro” é sinônimo do ministério do Papa, tanto que, em 22 de fevereiro, celebramos a Festa da “Cátedra de Pedro”. Quando se diz que o Papa fala “ex cathedra”, quer-se dizer que fala a partir da plenitude do seu magistério.
No entanto, a palavra Cátedra aplica-se sobretudo à cadeira do Bispo na sua igreja, que se chama “Catedral” precisamente porque contém a cátedra do Bispo, como igreja-mãe de todas as outras da diocese. A cátedra episcopal de Taubaté está na lateral esquerda de quem está diante do altar da Catedral. A partir dela, situada de modo que possa ver e ser visto pela sua comunidade, preside e prega o Bispo. Talvez seja o símbolo mais antigo do ministério episcopal, do seu magistério e da sua autoridade pastoral. Nela, normalmente, só toma lugar o Bispo Diocesano ou alguém a quem ele o conceda. Os outros, quando presidem à Eucaristia na igreja catedral, fazem-no de outra cadeira. Na ordenação de um bispo, se tem lugar na igreja catedral da sua diocese, um dos gestos mais expressivos da inauguração do seu ministério é a tomada de posse da sua cátedra.
É este o principal ato da Celebração de abertura do Ministério Episcopal de Dom Wilson como nosso Bispo Diocesano, no dia 13 de junho. O Arcebispo de nossa Província Eclesiástica de Aparecida, Dom Raymundo, pedirá que seja lida a Bula do Santo Padre, o Papa Francisco, nomeando Dom Wilson como Bispo de Taubaté. Depois de lida, ela é apresentada ao Colégio de Consultores: um grupo de 6 padres que em nome da Diocese reconhecerão o documento como autêntico. Em seguida o Arcebispo de Aparecida entregará o Báculo de Pastor a Dom Wilson e o convidará a sentar-se em sua Cátedra, recebendo, na Cátedra, os cumprimentos e voto de obediência dos representantes de todo o Povo de Deus que compõe nossa Diocese: padres, diáconos, religiosos, religiosas e fiéis leigos e leigas.
Tudo isto se dará no início da celebração da missa que seguirá como de costume, até o momento da homilia quando Dom Wilson dirigirá, da Cátedra, as primeiras palavras ao seu povo como Anunciador do Evangelho e Mestre da Doutrina deixada por Cristo à sua Igreja.

Significado do Báculo 

Báculo, do latim, significa bastão, cajado. Em sentido simbólico passou a indicar apoio, pela sua função de ajuda no caminhar e, sobretudo, autoridade, por analogia com a vara ou bastão que o pastor usa para conduzir e dirigir o seu rebanho. Em muitas culturas, desde a Antiguidade, o báculo significa a autoridade do governante, nas suas diversas modalidades, tendo o cetro do rei como seu maior expoente. No âmbito eclesiástico, possivelmente desde o século VII, o báculo passou a ser a insígnia simbólica do Bispo, como pastor da comunidade cristã, que guarda e acompanha com solicitude o rebanho que lhe foi confiado pelo Espírito Santo. Este bastão é, do mesmo modo, insígnia da jurisdição do Bispo. Assim sendo, ele não pode usá-lo fora de sua própria diocese (não é território sob sua responsabilidade, portanto, não está em meio a suas ovelhas), a menos que o Bispo Diocesano local lhe permita.
Muito profundo significado sobre o báculo é o que nos ensinou São João Paulo II, em uma Ordenação Episcopal, durante uma viagem sua à África em 1980: “Vós portais, com direito, na mão, o báculo do pastor. Lembrai-vos que vossa autoridade, segundo Jesus, é aquela do Bom Pastor, que conhece suas ovelhas e está muito atento a cada uma delas; é aquela do Pai que se impõe por seu espírito de amor e de devotamento; é aquela do intendente, pronto para prestar contas a seu mestre; é aquela do ‘ministro’, que está em meio aos seus ‘como aquele que serve’ e que está pronto para dar a sua vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário