quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Rito para abertura paroquial do "Ano da Fé"


Proposta celebrativa para a abertura Paroquial 
do “Ano da Fé”
13 e 14 de outubro – 28º Domingo do Tempo Comum


O “Ano da Fé” é mais uma iniciativa do papa Bento XVI. Sua abertura se dará no dia 11 de outubro de 2012, marcando o cinquentenário de abertura do Concilio Ecumênico Vaticano II, encerrando dia 24 de novembro de 2013, solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo.
A abertura do “Ano da Fé” em âmbito diocesano será dia 11 de outubro, Na Catedral São Francisco das Chagas, em Taubaté. Para a abertura em âmbito paroquial, a Comissão Diocesana de Liturgia apresenta esta proposta celebrativa para as missas dos dias 13 e 14 de outubro, 28º Domingo do Tempo Comum, para que todos os fiéis de nossas paróquias e comunidades possam ter acesso a este momento importante de nossa caminha eclesial. 

Ato de proclamação do “Ano da  Fé”
 nas missas paroquiais de 13 e 14 de outubro

Monição Inicial
Animador: Amados irmãos e irmãs, sejam bem-vindos à casa de Deus para celebrarmos o 28º Domingo do Tempo Comum. É o próprio Senhor Jesus quem nos acolhe em sua casa! Assim como no Evangelho, Ele olha diretamente em nossos olhos e nos convida a segui-lo com todo o nosso amor. Neste Domingo iniciamos também o “Ano da Fé” – feliz ocasião para redescobrirmos este dom tão precioso e necessário, que nos sustenta nas tempestades e intempéries da vida. Agradecidos ao Senhor de nossas vidas, iniciemos nossa celebração acolhendo o “Círio do Ano da Fé” enviado à nossa Paróquia por nosso Bispo Diocesano, Dom Carmo. Com alegria, cantemos. 

Entra o círio apagado logo após a cruz processional e é colocado em um local de destaque. Segue a celebração, como de costume. Após a homilia, o presidente da celebração faz uma breve motivação sobre a proclamação do “Ano da Fé” com a leitura de alguns trechos da Carta Apostólica “Porta Fidei” do Papa Bento XVI. O próprio presidente da celebração ou algum outro ministro, com voz característica para Proclamação, faz a seguinte leitura (em algum lugar adequado, mas nunca da Mesa da Palavra): 

Palavras de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, proclamando o “Ano da Fé”: “À luz de atuais e diversas realidades eclesiais e sociais decidi proclamar um Ano da Fé. Este terá início a 11 de Outubro de 2012, no cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, a 24 de Novembro de 2013.
O Ano da Fé é convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo.
Nesta feliz ocorrência, pretendo convidar os Irmãos Bispos de todo o mundo para que se unam ao Sucessor de Pedro, no tempo de graça espiritual que o Senhor nos oferece, a fim de comemorar o dom precioso da fé. Queremos celebrar este Ano de forma digna e fecunda. Deverá intensificar-se a reflexão sobre a fé, para ajudar todos os crentes em Cristo a tornarem mais consciente e revigorarem a sua adesão ao Evangelho, sobretudo num momento de profunda mudança como este que a humanidade está a viver. Teremos oportunidade de confessar a fé no Senhor Ressuscitado nas nossas catedrais e nas igrejas do mundo inteiro, nas nossas casas e no meio das nossas famílias, para que cada um sinta fortemente a exigência de conhecer melhor e de transmitir às gerações futuras a fé de sempre. Neste Ano, tanto as comunidades religiosas como as comunidades paroquiais e todas as realidades eclesiais, antigas e novas, encontrarão forma de fazer publicamente profissão do Credo.
Desejamos que este Ano suscite, em cada crente, o anseio de confessar a fé plenamente e com renovada convicção, com confiança e esperança. Será uma ocasião propícia também para intensificar a celebração da fé na liturgia, particularmente na Eucaristia, que é «a meta para a qual se encaminha a ação da Igreja e a fonte de onde promana toda a sua força». Simultaneamente esperamos que o testemunho de vida dos crentes cresça na sua credibilidade. Descobrir novamente os conteúdos da fé professada, celebrada, vivida e rezada e refletir sobre o próprio ato com que se crê, é um compromisso que cada crente deve assumir, sobretudo neste Ano”.

PRES: “Pela fé, no decurso dos séculos, homens e mulheres de todas as idades, confessaram a beleza de seguir o Senhor Jesus nos lugares onde eram chamados a dar testemunho do seu ser cristão: na família, na profissão, na vida pública, no exercício dos carismas e ministérios a que foram chamados. Pela fé, vivemos também nós, reconhecendo o Senhor Jesus vivo e presente na nossa vida e na história”. Por isso, iniciando este ano dedicado à renovação, ao aprofundamento e ao testemunho da fé, de forma pública e solene, queremos professá-la segundo o símbolo niceno-constantinopolitano: Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso,

Enquanto a Assembleia faz a profissão de Fé, o presidente da celebração ou outra pessoa previamente escolhida acende uma vela menor na vela do altar e transfere a chama para o círio do ano da Fé.   
           
TODOS: Criador do céu e da terra,
de todas as coisas visíveis e invisíveis.
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,
Filho Unigênito de Deus,
nascido do Pai antes de todos os séculos:
Deus de Deus, luz da luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro,
gerado não criado, consubstancial ao Pai.                          
Por Ele todas as coisas foram feitas.                     
E, por nós, homens, e para a nossa salvação,
desceu dos céus:
e se encarnou pelo Espírito Santo,
no seio da Virgem Maria,
e se fez homem.
Também por nós foi crucificado
sob Pôncio Pilatos;
padeceu e foi sepultado.                                                                                                                      
 Ressuscitou ao terceiro dia,
conforme as escrituras;
E subiu aos céus,
onde está sentado à direita do Pai.                                                                                                               
 E de novo há de vir, em sua glória,
para julgar os vivos e os mortos;
e o seu reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo,
Senhor que dá a vida,
e procede do Pai e do Filho;
e com o Pai e o Filho
é adorado e glorificado:
Ele que falou pelos profetas.
Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica.   
 Professo um só batismo
para remissão dos pecados.                       
Espero a ressurreição dos mortos;
E a vida do mundo que há de vir.                                                                                                                               Amém.

PRES: Que a luz do Fé não se apague em nossas vidas, mas aumente dia após dia no decurso deste ano e ilumine os dias obscuros de nossa existência. Seja o dom da Fé conhecido, amado, estudado, celebrado e testemunhado por toda a Igreja, agora e para sempre. Amém.

         Ao final da celebração, no momento dos avisos, aquele que preside poderá anunciar as principais atividades programadas pela comunidade paroquial para serem realizadas no decurso deste ano, como estudo do catecismo, escola da Palavra, noites de formação, vigílias, etc.



Um comentário:

  1. Como é rico os ritos que tocam a nossa vida!
    em nossa paróquia, neste dia da abertura, estaremos distribuindo um cartão postal com o pantokrator e o credo niceno-constantinopolitano impresso. E vivamos nossa Fé!

    ResponderExcluir