quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Ficar em pé durante o canto de aclamação ao Evangelho



Ficar em pé durante o canto de aclamação ao Evangelho
"Todos se levantam, exceto o Bispo"

Texto do Cerimonial dos Bispos (nºs 137-140):
“Terminada a oração da coleta, o leitor vai ao ambão; e, estando todos sentados, recita a primeira leitura. No fim da leitura, canta-se ou diz-se Palavra do Senhor, e todos respondem com a aclamação.
Em seguida, o leitor desce. Todos, em silêncio, meditam brevemente no que ouviram. Depois o salmista ou cantor, ou o próprio leitor, canta ou recita o salmo numa das formas previstas.
Outro leitor profere no ambão a segunda leitura, como acima descrito, e todos escutam sentados.
Segue-se o aleluia ou outro canto, caso seja quaresma. Começando o aleluia, todos se levantam, exceto o Bispo. O turiferário aproxima-se e, enquanto um dos diáconos apresenta a naveta, o Bispo deita e benze o incenso sem nada dizer.
O diácono que houver de proclamar o Evangelho, inclina-se profundamente diante do Bispo e pede a benção em voz baixa, dizendo: dai-me a tua benção; o bispo abençoa-o dizendo: O Senhor esteja em teu coração... o diácono benze-se e responde: amém.
O Bispo depõe a mitra e levanta-se”.

Conclusões celebrativas
O que se conclui do texto citado? “Começando o canto do aleluia, todos se levantam, exceto o Bispo”. Quando se afirma que somente o Bispo permanece sentado, isso se faz por um motivo prático: ele irá depor a mitra somente após os ritos de imposição e benção do incenso e benção ao diácono que irá proclamar o Evangelho. Logo, a posição sentada é mais prática.
O texto também afirma: “todos se levantam”. Não se faz especificações, como, por exemplo, “A assembleia se levanta e os ministros ordenados somente se levantam com o Bispo”. Assim sendo, enquanto o Bispo permanece sentado para a realização dos ritos que dependem dele (imposição e benção do incenso; benção ao diácono e deposição da mitra), “todos se levantam” – inclusive os concelebrantes.
Qual a importância de permanecer em pé desde o início do canto do aleluia? A Introdução do Lecionário nos esclarece (nº 23): “Também o aleluia ou, durante o tempo da quaresma, outro canto de aclamação antes do Evangelho, tem, por si mesmos, o valor de rito ou de ato, mediante o qual a assembleia dos fiéis recebe e saúda o Senhor que vai falar e professa a sua fé cantando. O aleluia e as outras aclamações antes do Evangelho devem ser cantados, estando todos de pé”. 
Estando de pé, os participantes da celebração litúrgica (ministros e fiéis) expressam a alegria por acolherem o Senhor que vai falar. Expressam igualmente a disposição em viverem prontamente a Palavra da Vida e a posição dos “Homens Novos”, ressuscitados em Cristo Jesus que, vivo, falará ao seu povo.

E nas missas presididas por padres?
O presidente permanece sentado ou coloca-se em pé junto com a assembleia?
As introduções dos livros litúrgicos não se pronunciam quanto a este rito nas celebrações presididas pelos padres. Desse modo, pode-se, por analogia, reproduzir na missa com o padre, o rito executado pelo Bispo e descrito no Cerimonial dos Bispos: caso haja incenso a ser colocado no turíbulo, o mesmo poderia permanecer sentado. Todavia, creio eu que não seja o caso, pois entendo que o Bispo permanece sentado não tanto para a execução destes ritos, mas sim porque após os mesmos (que também poderiam ser executados em pé) ele deverá depor a mitra – o que fará mais comodamente estando sentado. Como o padre não usa mitra, não haveria motivo para permanecer sentado durante o aleluia. Contudo, mesmo que as rubricas litúrgicas afirmassem claramente que os presbíteros poderiam permanecer sentados para colocar incenso no turíbulo e abençoar o diácono que irá proclamar o Evangelho, creio que o sentido de permanecer em pé durante o canto do aleluia seja muito mais evocativo para uma espiritualidade em que transpareça a grandeza do Senhor e nosso serviço humilde e sincero para que Ele seja aclamado tanto pela assembleia quanto por nós, ministros ordenados.

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