sexta-feira, 31 de agosto de 2012

São Francisco das Chagas - proposta de celebração do Padroeiro Diocesano para as paróquias


Proposta de Celebração no dia de São Francisco das Chagas
Referência ao Padroeiro Diocesano
nas celebrações de 04, 06 e 07 de outubro de 2012

Revmos. Padres,  
Revdos. Diáconos,  
Estimados amigos e amigas responsáveis pelas celebrações litúrgicas em nossa Diocese de Taubaté
Paz e Bem!
Como é de conhecimento de todos, aproxima-se o dia 04 de outubro, festa de São Francisco das Chagas, padroeiro Diocesano, de nossa Catedral e do município de Taubaté.
Convém recordarmos o exemplo de santidade do “pobrezinho de Assis” que, mantendo-se fiel e unido à Igreja Católica por meio de sua hierarquia, soube marcar seu tempo – e todos os demais – com sua entrega radical ao Senhor e sua reforma das estruturas eclesiais sem romper com a unidade da Igreja de Cristo.
Nossa catedral o tem como seu patrono, bem como o município de Taubaté, sede de nosso bispado.  Contudo, não somente a cidade, mas toda a Diocese de Taubaté carrega seu nome, conta com sua intercessão e dever-se-ia comprometer com seus exemplos: somos a Diocese de São Francisco das Chagas de Taubaté!
Por isso convém que a Comissão Diocesana de Liturgia apresente às comissões paroquiais e equipes de celebração de nossas comunidades algumas propostas para que o dia em que honramos nosso grande patrono não passe despercebido.
Como dia 04 de outubro será uma quinta-feira, dia em que tradicionalmente nossas igrejas contam com a celebração da Eucaristia, as propostas que se seguem poderão ser celebradas no dia mesmo em que a Igreja Universal celebra são Francisco. Contudo, como a maioria dos cristãos se reúnem em assembleia apenas nas celebrações dominicais – e como a celebração Dominical tem precedência sobre todas as demais – para as missas de 06 e 07 de outubro, sábado e Domingo da 27ª semana do Tempo Comum, propomos que se faça, a critério do pároco juntamente com os responsáveis de cada celebração, apenas uma referência ao padroeiro diocesano durante a oração dos fiéis (que poderá ser substituída pelo canto da “Oração de São Francisco”) e ao final da celebração, antes da benção final, com a apresentação do vídeo que segue também em anexo (nas comunidades que contarem com projetor multimídia) ou com o canto franciscano.
Desejamos que estas propostas celebrativas encontrem terreno fértil em nossas comunidades paroquiais, para que a santidade divina que tocou Francisco e o modelou também toque nossa existência por meio das celebrações dos mistérios do Senhor.
Estas propostas e orientações foram apresentadas ao senhor Bispo Diocesano no dia 24 de agosto, que as aprovou.

Taubaté, 31 de agosto de 2012.

Pe. Roger Matheus dos Santos,  
Pela Comissão Diocesana de Liturgia


Homenagem ao Padroeiro Diocesano
Como forma de celebração do padroeiro de nossa Diocese, respondendo aos apelos do nosso plano de Evangelização e pastoral e em comunhão com os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude em 2013, apresentamos para as comunidades que contarem com projetor multimídia um pequeno vídeo que poderá ser passado antes da benção final das missas de 04 de outubro (quinta-feira), 06 e 07 de outubro (sábado e Domingo), segundo as orientações do pároco local. Às comunidades que não contam com este recurso áudio-visual, sugerimos que as equipes de música entoem esta música igualmente antes da benção final (podendo ser enriquecida com alguma encenação com a juventude, outras ideias segundo a criatividade local ou mesmo apenas a música cantada por toda a assembleia).  É conveniente que tanto o vídeo quanto a música sejam precedidos por esta monição ou outra semelhante, feita por aquele que preside a celebração ou pelo animador da mesma. 

Monição: Hoje (ou, “no último dia 04 de outubro”), celebramos a Festa de São Francisco das Chagas, padroeiro de nossa Diocese de Taubaté. Queremos celebrar a unidade de nossa Igreja Diocesana que honra seu padroeiro e suplica sua intercessão por todos nós. Que as palavras do querido papa João Paulo II nos ajude a admirar ainda mais o “pobrezinho de Assis” e a seguir o Senhor Jesus com a mesma radicalidade com que ele seguiu.
"Ó São Francisco, estigmatizado do Monte Alverne,
o mundo tem saudades de ti como imagem de Jesus Crucificado.
Tem necessidade do teu coração aberto para Deus e para o homem,
dos teus pés descalços e feridos, das tuas mãos trespassadas e implorantes.
Tem saudades da tua voz fraca, mas forte pelo Evangelho.
Ajuda, Francisco, os homens de hoje a reconhecerem
o mal do pecado e a procurarem a purificação da penitência.
Ajuda-os a libertarem-se das próprias estruturas de pecado que oprimem a sociedade de hoje.
Reaviva na consciência dos governantes a urgência da paz nas Nações e entre os povos.
Infunde nos jovens o teu vigor de vida, capaz de fazer frente às insídias das múltiplas culturas da morte.
Aos ofendidos por toda espécie de maldade,
comunica, Francisco, a tua alegria de saber perdoar.
A todos os crucificados pelo sofrimento, pela fome e
pela guerra, reabre as portas da esperança. Amém".

(segue, em seguida, o vídeo – que será postado oportunamente neste Blog e entregue uma cópia na reunião mensal dos coordenadores paroquiais de Liturgia em 15 de setembro – ou a música sobre são Francisco)

Meu amigo deixou seu dinheiro,
sua herança e os direitos que tinha
era jovem demais o menino!
disse o pai, o vizinho e a vizinha.

Meu amigo encontrou a verdade
e em seu rosto banhado de luz.
Pelas ruas de sua cidade
meu amigo imitava Jesus.

Irmão vento, irmão sol, irmã lua,
irmão lobo tu és meu irmão.
Rouxinol, sabiá, criaturas de Deus,
somos obras de suas mãos.

Meu amigo viveu sem ter nada,
por esposa escolheu a pobreza,
era jovem demais o menino!
não podia ter tanta certeza.

Foi assim que ele abriu um caminho
para quem quer viver só de amor.
Não ficou muito tempo sozinho,
gente nova o seguiu com fervor.

Irmão vento, irmão sol, irmã lua,
irmão lobo tu és meu irmão.
Rouxinol, sabiá, criaturas de Deus,
somos obras de suas mãos.

Hoje em dia nos jovens que eu vejo
irrequietos, num mundo infeliz,
eu renovo a esperança e o desejo
de topar com Francisco de Assis.
 
Calça Lee, pé no chão, mundo novo,
mil idéias de renovação.
Eles são consciência do povo,
queira Deus que eles cresçam irmãos.

Irmão vento, irmão sol, irmã lua,
irmão lobo tu és meu irmão.
Rouxinol, sabiá, criaturas de Deus,
somos obras de suas mãos.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

orientações e propostas para o "Mês da Bíblia"



SETEMBRO – MÊS DA BÍBLIA
Como conciliar o Mês da Bíblia com a Liturgia?


Como nasceu o Mês da Bíblia?
O Mês da Bíblia surgiu em 1971, por ocasião do cinquentenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Foi levado adiante com a colaboração do Serviço de Animação Bíblica das Paulinas (SAB), até posteriormente ser assumido pela Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) e estender-se ao âmbito nacional.

Seus Objetivos são:
- Contribuir para o desenvolvimento das diversas formas de presença da Bíblia, na ação evangelizadora da Igreja, no Brasil;
- Criar subsídios bíblicos nas diferentes formas de comunicação;
- Facilitar o diálogo criativo e transformador entre a Palavra, a pessoa e as comunidades.

Seu objetivo não é:
Restringir-se às celebrações litúrgicas – muito pelo contrário! A Palavra de Deus já é muito bem valorizada em cada Celebração Eucarística pela sua proclamação, meditação e atualização no decurso da Liturgia da Palavra. Em outras palavras, os ritos litúrgicos, quando bem executados, já reconhecem à Palavra de Deus a sua dignidade. A intenção do Mês da Bíblia é fazer com que a Palavra de Deus seja tão valorizada na vida pastoral da Igreja e no ambiente familiar como desde sempre ela o fora no contexto litúrgico.
Desse modo percebe-se que não é preciso – nem permitido – transformar as celebrações eucarísticas do mês de setembro em “celebrações da Bíblia”. Ao contrário, deveremos procurar meios de conscientizar os membros de nossas assembleias que a Palavra de Deus deverá ser lida, meditada, rezada, celebrada e vivida também fora das celebrações.
Para tanto, a Comissão Diocesana de Liturgia apresenta algumas orientações sobre como se proceder nas celebrações no decorrer do mês de setembro.

Sugestões para o mês de setembro:
         valorize-se ainda mais os ritos próprios da liturgia da Palavra: Procissão de entrada da missa com o Evangeliário levado solenemente pelo diácono, ou, em sua falta, pelo leitor – logo, sejam evitadas (ou, preferencialmente suprimidas) as “entradas da Bíblia” antes da Liturgia da Palavra; a mesa da Palavra poderá ser valorizada com um arranjo floral mais vistoso junto a ela;
         proclamação da Palavra de Deus por leitores bem preparados espiritualmente e também quanto à técnica;
        valorização, no momento dos avisos, das atividades pastorais pertinentes ao mês da Bíblia, como formação sobre o livro bíblico estudado (neste ano, o Evangelho de Marcos), círculos bíblicos, etc.
         conscientização da comunidade, por parte do presidente da celebração, que o Mês da Bíblia deverá ser um despertar para o valor da Sagrada Escritura lida, meditada, rezada e vivida individualmente, em família e comunitariamente durante todo o ano (e não apenas neste mês de conscientização). Também poderá ser feita, neste sentido, uma das intenções da Oração dos Fiéis em cada final de semana.

Propostas concretas para as celebrações
         Pode-se fazer junto à porta principal da Igreja o nicho em que a Bíblia ficará exposta no decorrer do mês. A intenção de colocá-la junto à porta (no limiar entre o “local celebrativo” e a “casa” dos fiéis) é demonstrar a intenção do mês: conscientização da comunidade sobre a importância da Bíblia não só na celebração mas sobretudo na vida cotidiana.
Ressalva importante: algumas de nossas comunidades não possibilitam a colocação de um nicho para a Bíblia junto à porta principal por questões de segurança ou mesmo falta de espaço. É preciso adaptar-se segundo as necessidades, possibilidades e criatividade de cada realidade...
         Ao final das celebrações do primeiro final de semana de setembro (1º e 2 de setembro), antes da benção final, aquele que preside ou outro ministro, poderá explicar o sentido do mês da Bíblia (como exposto acima) e ele mesmo junto com uma família poderá fazer a procissão e entronização da bíblia em seu nicho enquanto se canta um canto apropriado sobre a Bíblia. Este gesto de “abertura” do mês de setembro poderá ser antes da benção final (assim o padre voltaria ao altar para o encerramento da celebração) ou posterior a ela, como canto final.
         Pode-se exortar as famílias a terem também um local de destaque em suas casas para a bíblia (evitar o costumeiro uso do termo “altar”) e terem um momento diário de leitura e oração de algum texto bíblico em família.
         Nas celebrações do último final de semana de setembro (dias 29 e 30) pode-se retomar o gesto de abertura do mês da Bíblia: ao final da celebração aquele que preside ou outro ministro devidamente preparado pode exprimir o desejo de que a conscientização sobre a importância da Palavra de Deus em nossa experiência pessoal, familiar e comunitária continue durante todo o decorrer do ano. Durante um canto de saudação à Bíblia o presidente da celebração juntamente com uma família poderão se dirigir até a entrada da Igreja para buscar a Bíblia e levá-la até o altar para ser saudada pela comunidade. Encerra-se a celebração com a benção final solene[1]:

Pres: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós.

Pres: Deus vos abençoe com todas as bênçãos celestes;
sempre vos faça santos e puros à sua presença;
derrame sobre vós com abundância as riquezas de sua glória;
que Ele vos instrua com as palavras da verdade e com o Evangelho da salvação;
e vos enriqueça sempre de amor fraterno,
por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.

Pres: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
Todos: amém.


[1] Extraída do rito da benção de um novo ambão, Ritual de Bênçãos, p. 333.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

subsídio para o mês vocacional 2012


O Serviço de Animação Vocacional de nossa Diocese preparou este material para as celebrações dominicais de agosto – mês de conscientização sobre as vocações na Igreja. Contamos Com a colaboração de todos neste tempo forte de oração.
Fraterno abraço!

AGOSTO – MÊS VOCACIONAL
Dia 05 de agosto – Domingo
18o Domingo do Tempo Comum
Vocação ao Ministério Ordenado – Dia do Padre

Junto à porta principal da igreja preparar um bonito painel lembrando o mês vocacional dando destaque à vocação específica de cada domingo. Pode-se colocar junto à Mesa da Palavra algum objeto símbolo do Sacerdócio.

Monição Inicial – Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos a este encontro fraterno em que nos reunimos para celebrar a nossa fé no Cristo Ressuscitado. O mês de agosto é, na Igreja do Brasil, um tempo dedicado mais particularmente às vocações. Neste primeiro domingo, lembramos a vocação ao Ministério Ordenado: Diáconos, Padres e Bispos.
Rezemos de modo especial por aqueles que fazem parte de nossa Diocese. (lembrar o nome do(s) padre(s) de nossa paróquia e fazer a recordação da vida, incluindo os nossos Seminários Diocesanos). Alegres por todos os sacerdotes que se doam a serviço do Reino e por todos os motivos que nos levam a celebrar a nossa fé e vida, cantemos.

Oração da Assembléia
- Senhor, iluminai vossa Santa Igreja para que saiba evangelizar com simplicidade e seja exemplo de desapego aos bens materiais. Nós vos pedimos.
- Senhor, abençoai nossos padres em sua dedicação no serviço ao Reino, fortalecei suas vocações e concedei que, a exemplo de Cristo, se tornem sempre mais servidores da vossa Igreja. Nós vos pedimos.
- Senhor, iluminai os seminaristas de nossa Diocese, encorajando-os em sua caminhada de discernimento do Chamado que o Senhor lhes fez, bem como todos os que se doam para manter e conduzir os nossos Seminários. Nós vos pedimos.
- Senhor, recompensai todos aqueles que contribuem com a Animação Vocacional da nossa diocese, partilhando um pouco do que têm para ajudar na formação dos nossos futuros padres. Nós vos pedimos.
- Senhor, livrai-nos da tentação do apego aos bens materiais e do consumo sem limites para que possamos ser livres e generosos, buscando sempre ajuntar os tesouros que não se perdem na vida eterna. Nós vos pedimos.

Depois da Oração pós-comunhão levar a assembleia a cantar: “Enviai Senhor santos operários, para a vossa Messe, pois a Messe é grande Senhor e os operários são poucos!”

Oração Vocacional
Ó Pai, fazei com que surjam, entre os cristãos, numerosas e santas vocações ao sacerdócio, que mantenham viva a fé e conservem a grata memória do vosso Filho Jesus pela pregação da sua palavra e pela administração dos sacramentos com os quais renovais continuamente os vossos fiéis.
            Dai-nos santos ministros do vosso altar, que sejam atentos e fervorosos guardiões da Eucaristia, o sacramento do supremo dom de Cristo para a redenção do mundo.
Chamai ministros da vossa misericórdia, os quais, através do sacramento da Reconciliação, difundam a alegria do vosso perdão.
            Fazei, ó Pai, que a Igreja acolha com alegria as numerosas inspirações do Espírito do vosso Filho e, dóceis aos seus ensinamentos, cuide das vocações ao ministério sacerdotal e à vida consagrada.
            Ajudai os Bispos, os sacerdotes, os diáconos, as pessoas consagradas e todos os batizados em Cristo para que cumpram fielmente a sua missão no serviço do Evangelho.
            Nós Vos pedimos por Cristo, nosso Senhor. Amém.
            Maria, Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.
Papa Bento XVI
 
Dia 12 de agosto – Domingo
19o Domingo do Tempo Comum
Vocação à vida em Família e Dia dos Pais

Preparar o espaço celebrativo levando em consideração o mês vocacional, o dia dos pais e a vocação matrimonial.  

Monição Inicial – Irmãos e irmãs sejam todos bem-vindos para celebrar a Páscoa de Jesus Cristo. Hoje iniciamos a Semana Nacional da Família e recordamos particularmente a vocação paterna. Nesta celebração vamos agradecer ao Senhor todo carinho, atenção e a doação dos pais que conduzem seus filhos e filhas no caminho da justiça e da fraternidade. Unidos na fé e na esperança de construirmos um mundo melhor, cantemos.

Oração da Assembleia
Presidente: – Ao Pai que conhece as nossas necessidades e nos concede o que pedimos com fé, elevemos as nossas preces, cantando após cada pedido:
Vossa Igreja vos pede, ó Pai! Senhor, nossa prece escutai!
- Pai do Céu, protegei a vossa Santa Igreja em toda a terra e a mantenha sempre vigilante e pronta a servir com amor o vosso rebanho. Nós vos pedimos.
- Pai do Céu, iluminai aqueles que têm muitos bens materiais, para que saibam servir-se de suas riquezas com responsabilidade, não esquecendo dos mais necessitados. Nós vos pedimos.
- Pai do Céu, fortalecei todos os homens aos quais foi concedida a graça da paternidade, para que sejam presença de amor e carinho junto às suas famílias. Nós vos pedimos.

Apresentação das Oferendas
Uma família poderá trazer o Pão e o Vinho

Depois da Oração pós-comunhão levar a assembléia a cantar: “Enviai Senhor santos operários, para a vossa Messe, pois a Messe é grande Senhor e os operários são poucos!”

Onde for possível, e, de acordo com o tempo, crianças ou adolescentes com boa leitura, proclamam em forma de jogral a mensagem abaixo:

Pedidos de um filho a seu pai
- Pai, não me dê tudo o que peço.
- Pai, não me dê só ordens: peça para eu fazer e farei com mais alegria.
- Pai, cumpra suas promessas: se promete um prêmio, quero o prêmio, se promete castigo, dê o castigo merecido.
- Pai, não me corrija na frente dos outros: ensine-me quando estivermos sozinhos. – Pai, indique o bom caminho e deixe-me caminhar: se você fizer tudo, eu jamais aprenderei.
- Pai, não minta nem peça para eu mentir, sequer para sair de alguma enrascada. Se errar, assuma. Eu vou estimá-lo e aprender a segui-lo.
- Pai , trate-me com amabilidade, como faz com meus amigos. Nós somos os melhores amigos.
- Pai, não me peça para fazer o que você não faz.
- Pai, ensine-me a conhecer e amar a Deus. Mas conheça-o e ame-o antes para que aprenda com suas palavras e ações.
- Pai, quando eu precisar de lhe contar algum problema meu, não diga “não tenho tempo”!
- Pai, compreenda-me, ajude-me, ame-me… e diga que me ama. Vou gostar de ouvir.

Oração Vocacional
Ó Pai, fazei com que surjam, entre os cristãos, numerosas e santas vocações ao sacerdócio, que mantenham viva a fé e conservem a grata memória do vosso Filho Jesus pela pregação da sua palavra e pela administração dos sacramentos com os quais renovais continuamente os vossos fiéis.
            Dai-nos santos ministros do vosso altar, que sejam atentos e fervorosos guardiões da Eucaristia, o sacramento do supremo dom de Cristo para a redenção do mundo.
Chamai ministros da vossa misericórdia, os quais, através do sacramento da Reconciliação, difundam a alegria do vosso perdão.
            Fazei, ó Pai, que a Igreja acolha com alegria as numerosas inspirações do Espírito do vosso Filho e, dóceis aos seus ensinamentos, cuide das vocações ao ministério sacerdotal e à vida consagrada.
            Ajudai os Bispos, os sacerdotes, os diáconos, as pessoas consagradas e todos os batizados em Cristo para que cumpram fielmente a sua missão no serviço do Evangelho.
            Nós Vos pedimos por Cristo, nosso Senhor. Amém.
            Maria, Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.
Papa Bento XVI

 
Dia 19 de agosto - Domingo
SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA
Dia da VIII Caminhada Vocacional Diocesana
Vocação à vida Religiosa Consagrada

Junto à porta principal da igreja preparar um bonito painel lembrando o mês vocacional, dando destaque à vocação específica de cada domingo, incluindo uma estampa de Maria, ornamentada com beleza e simplicidade, com o tema da celebração. O espaço simbólico poderá ser preparado no presbitério, próximo ao altar (a seu lado), com uma imagem de Nossa Senhora (caso já haja alguma no presbitério, pode-se usá-la, ou, se há dificuldade de locomovê-la, pode-se fazer o arranjo no lugar onde ela está) e um arranjo de flores que se elevam do chão até os pés da imagem, para demonstrar que com Maria nos elevamos ao céu. Antes de iniciar, entoar o refrão abaixo: “Vocação é sem medo dizer sempre sim. É gritar que o Amor não tem fim. Sendo fiel à sua Missão. Vocação é deixar tudo, tudo e partir. É tomar sua Cruz e seguir, na Paz infinita do Cristo Jesus!”

 Monição Inicial - Amados irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos. Reunidos neste momento privilegiado de contemplação do mistério de Deus presente em nossa vida e das pessoas que compartilham conosco a mesma fé, celebramos com alegria a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, reconhecendo a importância que Maria teve no plano de Deus e na história de nossa salvação. Celebrando o encerramento da Semana da Família, lembremos de modo especial, das vocações religiosas, dos irmãos e irmãs consagrados, que doam suas vidas a serviço do Reino testemunhando Jesus Cristo como discípulos missionários. Com o coração em festa, cantemos.
Após a Procissão de entrada e a Saudação Inicial feita pelo Presidente, pode-se realizar uma entrada com a imagem de Nossa Senhora.

Pode-se ler - Maria é mãe que acolhe e protege o Redentor e continua no céu a missão de ser nossa protetora e nossa intercessora. Acolhamos com amor e devoção a imagem da Mãe de Jesus e da Igreja.
(Durante o canto várias crianças com vestes brancas e com flores nas mãos formam um corredor e uma família entra com a imagem, colocando-a em lugar previamente preparado).
Pode-se cantar o seguinte:
1. Maria concebida, sem culpa original, trouxeste a luz da vida na noite de Natal. Tu foste imaculada na tua conceição, ó mãe predestinada da nova criação.
Maria da Assunção, escuta a nossa voz e pede proteção a cada um de nós. (bis)
2. Maria, mãe querida, sinal do eterno amor. No ventre deste a vida e corpo ao Salvador. Ao céu foste elevada por anjos do Senhor, na glória coroada, coberta de esplendor.

Oração da Assembleia:
- Tirai de nosso meio as ameaças de morte provocadas pela maldade, e ajudai-nos a gerar vida divina na sociedade. Vos pedimos:
Nossa Senhora da Assunção, rogai conosco ao Pai!
- Acolhei, Deus de bondade, nossa Igreja como esposa fiel e concedei aos vossos filhos e filhas a alegria de um dia participar da felicidade eterna. Vos pedimos:
- Vós que sois a fonte da vida, não nos deixeis desanimar no empenho de gestar vossa vida divina entre nós para o bem do mundo inteiro. Vos pedimos:
- A exemplo de Maria, vossa filha predileta, abri nossos olhos para ver as necessidades de nossos irmãos e irmãs e ir ao encontro deles pelo serviço fraterno. Vos pedimos:
- Hoje, confiamos a vós os religiosos e os consagrados, para que através de seu testemunho de vida sejam promotores do Evangelho em nosso mundo. Vos pedimos:
-Queremos também rezar pelo Serviço de Animação Vocacional de nossa diocese que hoje realiza a VIII Caminhada Vocacional Diocesana. Que todos se sintam cada vez mais comprometidos em animar os jovens para que descubram sua vocação. Vos pedimos

 Depois da Oração pós-comunhão levar a assembleia a cantar: “Enviai Senhor santos operários, para a vossa Messe, pois a Messe é grande Senhor e os operários são poucos!”

Oração Vocacional
Ó Pai, fazei com que surjam, entre os cristãos, numerosas e santas vocações ao sacerdócio, que mantenham viva a fé e conservem a grata memória do vosso Filho Jesus pela pregação da sua palavra e pela administração dos sacramentos com os quais renovais continuamente os vossos fiéis.
            Dai-nos santos ministros do vosso altar, que sejam atentos e fervorosos guardiões da Eucaristia, o sacramento do supremo dom de Cristo para a redenção do mundo.
Chamai ministros da vossa misericórdia, os quais, através do sacramento da Reconciliação, difundam a alegria do vosso perdão.
            Fazei, ó Pai, que a Igreja acolha com alegria as numerosas inspirações do Espírito do vosso Filho e, dóceis aos seus ensinamentos, cuide das vocações ao ministério sacerdotal e à vida consagrada.
            Ajudai os Bispos, os sacerdotes, os diáconos, as pessoas consagradas e todos os batizados em Cristo para que cumpram fielmente a sua missão no serviço do Evangelho.
            Nós Vos pedimos por Cristo, nosso Senhor. Amém.
            Maria, Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.
Papa Bento XVI

 
Dia 26 de agosto – Domingo
21o Domingo do Tempo Comum
Vocação dos Leigos

Preparar o espaço celebrativo levando em consideração o mês vocacional, neste dia, a vocação leiga.

Monição inicial: Caríssimos irmãos e irmãs, graça e paz a todos vocês que vieram participar conosco da celebração do Mistério Pascal, neste dia em que trazemos presente a vocação leiga na Igreja. Peçamos ao Senhor da vida nesta celebração que nos ajude a assumirmos com amor, alegria e responsabilidade nossa vocação leiga de discípulos missionários no ambiente em que vivemos. Jubilosos, cantemos.
Procissão de entrada como de costume. Convidar o Conselho Paroquial de Pastoral para participar.

Oração da Assembleia
- Deus de amor, despertai mais vocações leigas em vossa Igreja, para que vosso projeto de vida seja anunciado a todos os irmãos(as), a fim de que tenhamos uma sociedade mais justa e fraterna. Nós vos pedimos.
- Deus de amor, abri nosso coração aos vossos ensinamentos para que, mesmo sendo difícil, optemos em passar pela porta estreita, pois sabemos que encontraremos a plenitude da vida. Nós vos pedimos.
- Senhor, dai-nos sabedoria para acolher os ensinamentos do vosso Filho Jesus e praticá-los fielmente com humildade e simplicidade no relacionamento com o próximo e na valorização dos trabalhos comunitários. Nós vos pedimos.
- Senhor, guiai-nos na vivência de nossa vocação batismal, nos serviços e ministérios de nossa comunidade. Nós vos pedimos.
- Senhor, abençoai todos os catequistas que hoje celebram o seu dia, para que, impulsionados pela força do Espírito Santo, se empenham em trabalhar com ardor pela vossa messe. Nós vos pedimos.
 Depois da Oração pós-comunhão levar a assembleia a cantar: “Enviai Senhor santos operários, para a vossa Messe, pois a Messe é grande Senhor e os operários são poucos!”

Oração Vocacional
Ó Pai, fazei com que surjam, entre os cristãos, numerosas e santas vocações ao sacerdócio, que mantenham viva a fé e conservem a grata memória do vosso Filho Jesus pela pregação da sua palavra e pela administração dos sacramentos com os quais renovais continuamente os vossos fiéis.
            Dai-nos santos ministros do vosso altar, que sejam atentos e fervorosos guardiões da Eucaristia, o sacramento do supremo dom de Cristo para a redenção do mundo.
Chamai ministros da vossa misericórdia, os quais, através do sacramento da Reconciliação, difundam a alegria do vosso perdão.
            Fazei, ó Pai, que a Igreja acolha com alegria as numerosas inspirações do Espírito do vosso Filho e, dóceis aos seus ensinamentos, cuide das vocações ao ministério sacerdotal e à vida consagrada.
            Ajudai os Bispos, os sacerdotes, os diáconos, as pessoas consagradas e todos os batizados em Cristo para que cumpram fielmente a sua missão no serviço do Evangelho.
            Nós Vos pedimos por Cristo, nosso Senhor. Amém.
            Maria, Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.
Papa Bento XVI